quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Chá de Hibisco

O chá de hibisco não é amargo é  amigo!

 Tem sabor de framboesa - dá para sentir o azedinho da fruta, além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um excelente aliado na redução de peso. 

O que dá esse poder ao hibisco?

 A alta concentração de antocianina - pigmento da família dos flavonoides: que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres) e anti-inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções.

Outras substâncias (enzimas e mucilagens) agem em áreas diferentes.
 No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, (quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos.) 
 "O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso,. 

 "O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins",. Outro detalhe: o chá sozinho,  não faz milagre. Ele deve ser associado a uma dieta equilibrada e balanceada.

Tenho feito meu Chá de Hibisco, com acrescentando canela e gengibre (ambos termogênicos)


Fazer o chá

1 litro de água
3 colheres de sopa da flor de hibisco desidratada
gengibre ralado ou em fatias bem finas o quanto baste
canela em pau o quanto baste

Colocar a água para ferver com o gengibre e a canela, quando entrar em ebulição acrescentar as flores deixar uns dois minutos, desligar  o fogo e coar depois de mais ou menos dez minutos.


Tome quente ou gelado, 

Costumo servir com uma florzinha no fundo da xícara, "um charme a mais"
.

2 comentários:

Unknown disse...

Márcia, como vai? hoje tirei a tarde para aprender... rs; esse chazinho é legal para ser tomado após o almoço e jantar? vou experimentar... obrigada!

Marcia R. Oropallo Cabrera disse...

Vanda faça dois litros dele e tome ao longo do dia, ok!